Quem Somos

AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

Educar Para Cooperar

 

O projeto “Educar para Cooperar” é desenvolvido pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, desde 2006.

É um projeto de Educação para a Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Educação (2009) e tem como objetivo contribuir para um mundo no qual as escolas sejam espaços de construção de cidadãos críticos e participativos e que promovam a transformação social.

 

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Formar professores e educadores em Educação para a Cidadania Global;
  • Promover a associação dos conteúdos dos currículos oficiais aos temas da Educação para a Cidadania Global, disponibilizando recursos e materiais pedagógicos;
  • Sensibilizar alunos para as diversas temáticas de Educação para a Cidadania Global, recorrendo a dinâmicas que promovam, simultâneamente, a participação cívica e a consciência do papel de cada um em prol de um mundo mais justo e solidário.

 

Em contexto de sala de aula, os temas abordados passam por:

Globalização e interdependências mundiais, Consumo Responsável, Justiça Social Global, Direito à Alimentação, Voluntariado nacional e internacional, Diversidade Étnica e Cultural, Conflito e Paz, Direito à Educação, Desenvolvimento Sustentável, Igualdade de Género e Desigualdades Mundiais, entre outros.

 

Ao trabalhar os temas, pretende-se promover a consciencialização e compreensão das causas dos problemas de desenvolvimento e das desigualdades locais e globais num contexto de interdependência, com vista a um mundo mais justo e solidário.

Resultados do projeto




 

Encontre mais informações sobre as edições anteriores :

Casa Pia Lisboa
Loures